Faixa publicitária
Faixa publicitária
Conheça Viseu
Directório Empresas
Adicionar Empresa
Pesquisar

Empresas no Directório
Últimos Classificados

Cursos Formação

Curso Nutrição

Curso Técnico em Prevenção

Curso de Inglês

Curso Personal Shopper

Casa da Ínsua é Hotel de Charme

Hotel Casa da InsuaA Casa da Ínsua - Hotel de Charme é a nova unidade de 5 estrelas da Visabeira Turismo. Abre as suas portas a 29 de Julho, em Penalva do Castelo a cerca de 25 km de Viseu.

 

Com esta unidade a Visabeira Turismo completa um leque único de unidades hoteleiras que pela sua diversidade e complementaridade criam oferta direccionada para os diferentes segmentos. O Montebelo Viseu pela sua modernidade e capacidades na área dos Congressos, o Palácio do Melos pela sua tradição e inserção na muralha da cidade em pleno centro histórico, o Príncipe Perfeito pelo seu enquadramento bucólico, o Montebelo Aguieira pela sua inserção paradisíaca no espelho de água da Barragem da Aguieira, e agora a Casa da Ínsua - Hotel de Charme, uma unidade de inegável valia histórico-cultural, enquadrada numa genuíno ambiente de Quinta.

A presente intervenção, que permitiu dar uma nova vida a este distinto solar e restaurar o seu património histórico-cultural, é o resultado de um investimento global da ordem dos 10 milhões de euros e vai permitir criar 40 postos de trabalho.

A Casa da Ínsua - Hotel de Charme tem 31 quartos e 5 apartamentos. Os distintivos e personalizados quartos dividem-se pelos diferentes espaços da casa, o Palácio, o Claustro e a Ala do Arco. Os apartamentos, dois T2 e três T1, enquadram-se na Casa da Quinta.

A Casa da Ínsua possui ainda diversos espaços, pátios e salas para reuniões, comemorações e eventos e permite o contacto directo ou a elaboração de programas com as actividades campestres da Quinta, como o fabrico do queijo, doces e vinho.

A Casa da Ínsua foi construída no século XVIII (cerca de 1780), sobre uma primitiva casa de que ficaram o terraço e a Capela. A nomeação de Luís de Albuquerque e a sua estada no Brasil, como Governador e Capitão General do Estado de Cuibá e Mato Grosso, criou as condições para a construção da Casa da Ínsua que hoje conhecemos. Através das indicações enviadas do outro lado do Atlântico, para um seu irmão na Ínsua, conseguiu Luís de Albuquerque criar uma das Casas mais distintas do nosso país. Nessa medida a Casa da Ínsua pode ser considerada "irmã" do recentemente muito divulgado Forte Príncipe da Beira, na Rondónia, também construção dirigida por Luís de Albuquerque na mesma época.

Este fidalgo teve ainda importante papel na marcação das fronteiras do actual Brasil, ganhando territórios muito além do definido no Tratado de Tordesilhas e no levantamento de mapas e de outros elementos característicos daquelas paragens, onde, por exemplo, esteve ainda ligado à Viagem Philosophica de Alexandre Rodrigues Ferreira. É destas memórias que muitos objectos e documentos fazem ainda hoje parte da Casa da Ínsua.

A Casa da Ínsua mantêm espaços de elevado interesse com peças de várias épocas como a Sala dos Retratos, o Salão Nobre ou a Capela, os papéis de parede, os painéis de azulejo, os tectos pintados ou os pavimentos de embutidos e, no exterior, os seus exuberantes jardins (francês, inglês, de aromas, etc...) e os apontamentos arquitectónicos e decorativos espalhados por toda a Quinta são outro motivo de atenta visita.

Intervenções mais recentes, como é o caso de apontamentos de arquitectura de Nicola Bigaglia ou da painéis de azulejos de Leopoldo Luigi Batistini, são outros pretextos para um encontro com a história e com o passado neste ano em que se comemora o centenário da última peça ali assinada pelo ceramista italiano em 1909, o Painel de Santo António.

Comentários
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
Pesquisa personalizada
Newsletter

Cursos de Formação

Nutrição e Dietética
Técnico em Prevenção
Analista de Bolsa
Destaques
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Notícias Mais Lidas

Facebook

Facebook Twitter Rss

Portal Cidade Viseu © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Desenvolvido por: NaWeb



Receba Notícias de Viseu no seu E-mail: