Faixa publicitária
Faixa publicitária
Conheça Viseu
Directório Empresas
Adicionar Empresa
Pesquisar

Empresas no Directório
Últimos Classificados

Cursos Formação

Curso Nutrição

Curso Técnico em Prevenção

Curso de Inglês

Curso Personal Shopper

Gastronomia e Vinhos

Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos.
Os sabores da Sopa da Beira ou do Caldo Verde, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Bacalhau ou do Polvo Assados à Lagareiro, do Cabrito Assado, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, do Arroz de Pato, do Presunto, dos Enchidos (morcela, chouriça, farinheira)... fazem a delícia dos apreciadores.

As variedades de Pão - pão de mistura, de centeio, brôa de milho, acompanham a refeição ou o Queijo da Serra.
Com base em receitas antigas, o doce pode ser Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais "de comer e chorar por mais". Pastéis de Vouzela, Castanhas de Ovos de Viseu, Pastéis de Feijão do Patronato de Mangualde, Caçoilinhos do Vouga, Beijinhos, Cavacas...

 

Produtos Regionais

Trabalhando a terra e usando os seus produtos, as gentes da Beira aprenderam há muito a amar e respeitar as suas dádivas. Cultiva-se a vinha para os famosos vinhos do Dão e de Lafões, das hortas e da pecuária obtém-se uma variedade de produtos que a cozinha regional tão bem sabe misturar. Do centeio, trigo e milho fazem-se vários tipos de pão; nos pomares colhem-se deliciosas frutas, com um gosto único.

  • Cabrito da Gralheira
    Indicação Geográfica Protegida
  • Maçã da Beira Alta
    Indicação Geográfica Protegida
  • Maçã de Bravo de Esmolfe
    Denominação de Origem Protegida
  • Queijo Serra da Estrela
    Denominação de Origem Protegida
  • Vitela de Lafões
    Indicação Geográfica Protegida

 

Vinho

A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão - condições únicas para a produção de vinhos sem igual.
Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente).
Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda).

Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados.
Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.

Para conhecer esta zona, propomos um passeio pelas casas, quintas e adegas da Rota do Vinho do Dão www.cvrdao.pt

 

Vinho do Dão

Zona
Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela,Viseu

Descrição
A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão _ condições únicas para a produção de vinhos sem igual. Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente). Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda). Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados. Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.

 

Vinho de Lafões

Zona
Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela

Descrição
A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Lafões" situa-se ao longo do Vale do Vouga, abrangendo os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Os brancos são pouco alcoólicos, frutados, ricos em acidez málica, com características próximas dos Vinhos Verdes. Os tintos são vinhos com elevada acidez fixa e com largo poder de envelhecimento.

 

Vinho Regional "Beiras"

Zona
Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela, Viseu,Oliveira de Frades, Vouzela

Descrição
Vinho Branco, Tinto e Rosé ou Rosado

 

 
Pesquisa personalizada
Newsletter

Cursos de Formação

Nutrição e Dietética
Técnico em Prevenção
Analista de Bolsa
Destaques
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Notícias Mais Lidas

Facebook

Facebook Twitter Rss

Portal Cidade Viseu © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Desenvolvido por: NaWeb



Receba Notícias de Viseu no seu E-mail: